VENERÁVEL MADRE

spain.gif (7810 bytes) brazilian flag
ANA DE SANTO AGOSTINHO, OCD Español Portugués

Venerable Madre Ana de San Agustin

DADOS BIOGRÁFICOS

No dia 11 de dezembro de 1555, nasce em Valladolid, Espanha, a Venerável Ana de Santo Agostinho. Após adquirir e praticar na infância sólidas virtudes cristãs, e ser premiada com diversas aparições do Menino Jesus, o mesmo Menino Deus a chamou à Ordem de sua Mãe com estas palavras: Esta será tua vocação.

A Venerável demorou algum tempo para aceitar o chamado do céu; seus grandes fervores chegaram a se esfriar, até que, num Domingo de Ramos, quando assistia ao ofício divino, viu que uma imagem de Cristo lhe fixava os olhos, e dizia: "Todos me abandonam"; palavras que lhe tocaram o coração e transformaram seus olhos em duas fontes de lágrimas.

Fidelíssima à graça de Deus, abandonou o mundo, ingressando no Convento das Carmelitas Descalças de Malagón, onde vestiu o hábito das Descalças no dia 3 de maio de 1577, aos vinte e um anos de idade. Professou no dia 4 de maio do ano seguinte.

Neste novo estado de vida suas virtudes cresceram e adquiriram novos realces. Designada por Deus para ser companheira de Santa Teresa na fundação de Villanueva de la Jara, ambas partiram com outras religiosas para a citada vila, onde chegaram no dia 21 de fevereiro de 1580.

Aí se tornou o vasto campo no qual se ampliaram cada vez mais as virtudes heróicas escondidas naquele coração virginal. Todas as virtudes, carismas e dons celestiais disputavam entre si para se apoderar e se expressar em seu peito seráfico; por esta razão é difícil ressaltar alguma dessas qualidades, pois todas eram admiráveis e imensas. Contudo, resplandecem na Venerável, muito particularmente, uma fé vivíssima e confiante e um amor intensíssimo e abrasador a Deus e ao próximo.

Quanto à fé, basta recordar a resposta que deu, quando lhe perguntaram como procedia diante de Deus, para forçá-lo a atender seus pedidos. Respondeu da seguinte forma: "Tendo muita fé. Jamais me canso de pedir a Sua Majestade, muitas vezes uma mesma coisa, porque desde a primeira súplica, feita com toda fé, e assim se faz o negócio rapidamente".

No que toca ao amor a Deus e ao próximo, vale lembrar o que aconteceu certa noite de uma Semana Santa. A Venerável encontrava-se em sua cela quando viu Cristo próximo a si, num canto, chagado e triste. Ela lhe perguntou ternamente, como só os santos o sabem fazê-lo: "Senhor, o que fazes aqui, nestas condições"? Cristo respondeu-lhe: "Vê como me tratam os homens. Vim aqui para descansar contigo".

Seus muitos anos de vida religiosa transcorreram neste exercício contínuo de todas as virtudes, presenteada por Deus com os dons celestes, admirada pelos anjos, respeitada por conhecidos e estranhos e aclamada como santa pelo povo, até que chegou o momento de sua morte preciosa, ocorrida no dia 11 de dezembro de 1624.

Iniciado seu processo de beatificação, interrompido por inúmeras vicissitudes, foram declaradas heróicas suas virtudes pelo papa Pio VI aos 15.12.1776.

O corpo da Venerável encontra-se incorrupto na igreja do Convento.

Quem desejar fazer um tríduo à Santíssima Trindade para suplicar-lhe graças e favores, por intercessão da Venerável, pode fazê-lo rezando por 3 dias consecutivos a seguinte oração, acrescentando 3 Pai nossos, 3 Ave Marias e um Glória ao Pai em honra da Santíssima Trindade, e em reconhecimento às graças que cada uma das Divinas pessoas concedeu à Venerável.

 

ORAÇÃO:

Trindade Santíssima, Pai, Filho e Espírito Santo, que enriquecestes a alma de vossa amada Esposa, Ana de Santo Agostinho, com vossos divinos dons e carismas. Por eles, do fundo de meu coração, eu vos adoro, louvo, bendigo e glorifico e vos rendo infinitas graças, suplicando-vos que, por seus méritos e preces, me concedeis a graça..... que neste momento vos peço, se isto for para a vossa maior glória e bem de minha alma. Assim seja.

 

ATENÇÃO!

As pessoas que forem favorecidas com alguma graça da parte da Venerável Ana de Santo Agostinho, por favor, queiram enviar correspondência para o seguinte endereço:

Revda. M. Priora das Carmelitas Descalças

c/ Santa Teresa, 2

16230 Villanueva de la Jara (Cuenca)

ESPANHA


Por favor, assine meu livro de visitas Libro de visitas
Você também pode  ler meu livro de visitas

Não deixe de visitar as outras seções da WEB CATÓLICA DE JAVIER.

Página realizada por Javier (España) y traducida al portugués por P. Antonio Damasio