VENERÁVEL FAUSTINO PÉREZ-MANGLANO MAGRO

English Français Portugués Polsky Español

Faustino

 Dados biográficos  Reflexao
 Pensamentos  Livros sobre Faustino
 Oraçao  Folha Informativa 16
 Testemunhos Livro de visitas
Volver a Web Católica de Javier

 

DADOS BIOGRÁFICOS

Faustino nasceu em Valência, na Espanha, a 4 de agosto de 1946. Foi aluno do Colégio Nossa Senhora do Pilar desde os seis anos até a sua morte em 3 de março de 1963. Quando cursava o último ano do colégio foi acometido pela doença de Hodgkin (tipo de linfoma infantil – câncer que se desenvolve no sistema linfático).

Ele era um menino alegre, simpático e apaixonado pelo esporte, pelo campo e por tudo que era bom e saudável. Das pessoas que o conheciam, poucas podiam suspeitar que atrás do corpo miúdo daquele menino – simples e amigo de todos – se escondia uma alma grandiosa marcada pela fidelidade a toda prova, pela força de vontade e pelo intenso amor a Cristo e pelo carinho filial à Virgem Maria.

Faustino foi membro da Congregação-Estado de Maria Imaculada (C.E.M.I.) desde 1962. Em 9 de fevereiro de 1963 – após receber a unção dos enfermos – consagrou-se definitivamente à Maria.

A partir de 1960 quando sentiu um forte chamado do Senhor, o seu ideal – como religioso mariano – foi consagrar a sua vida à salvação dos homens prometendo, antes de morrer, ocupar-se no céu com as vocações aqui na terra.

No diário deixado por Faustino, podemos rastrear um pouco a obra do Espírito Santo em sua alma totalmente entregue ao Senhor.

A biografia desse querido Servo do Senhor já está traduzida no italiano, francês, inglês, húngaro, polonês, alemão, português e japonês. O processo de beatificação, que se iniciou em 1986 em Valência, segue atualmente seu curso em Roma.

Papa Bento XVI aprovou as virtudes heroicas do Servo de Deus Faustino Pérez-Manglano Magro a 14 de Janeiro de 2011. Ostenta agora o título canônico de Venerável.

[Início]

PENSAMENTOS DE FAUSTINO

"Vou propor a prática do sim: dizer sim a tudo o que é bom".

"Estou disposto a receber de Deus todos os pequenos sofrimentos que Ele queira mandar-me. São tão insignificantes e os recebo com tanto gosto que são felicidades".

"Jesus, faça com que eu ame a Maria, não somente porque é pura, bela, boa e compassiva, nem porque é minha Mãe, mas, principalmente, porque é Tua Mãe e Tu a amas infinitamente. Ó Jesus, faça-me participar do Teu amor a Maria. Faça com que eu a ame como Tu".

"Sou muito feliz. Não sei o que se passa comigo. Sinto algo diferente dentro de mim. Um amor tão grande em direção a Ele, que me conduz sempre pela mão e que jamais permite que eu caia, nem uma única vez, em pecado mortal. Não sei o que são os problemas. Obrigado, Senhor Jesus, por dar-me este bem-estar interior tão maravilhoso. Estou muito agradecido a Vós".

"É maravilhoso pensar que estarei durante toda a vida a serviço de Jesus e de Maria. Serei um pescador de almas. Tenho pensado muito e gostaria de ir, como religioso mariano, à América do Sul, onde faltam pessoas para ajudar na salvação das almas.

[Início]

ORAÇAO PARA PEDIR GRAÇÃS POR INTERCESSÃO DE FAUSTINO

Senhor, Tu nos deu em Faustino um exemplo admirável de fidelidade às exigências do Teu divino amor. Imploramos a Vós para que, se for da Tua vontade, Faustino seja glorificado diante da Tua Igreja e que se manifeste concedendo-nos a graça que desejamos alcançar. (pede-se a graça)

Vos pedimos por intercessão de Maria, Tua Mãe, a quem Faustino tanto amou na terra. Amém.

Pai-nosso, Ave-Maria, Glória.

 [Início]

 

ALGUNS TESTEMUNHOS

"A Providência me permitiu ler este livrinho maravilhoso Talvez Deus me fale, que descreve o itinerário espiritual desse menino, Faustino, que na terra foi quase meu contemporâneo . . . Essa leitura me tocou fundo; as reflexões de Faustino são, sem embargo, muito simples, breves; mas quando uma alma em contato com Deus nos fala, inevitavelmente a nossa se deixa vibrar, como se tentasse se colocar em uníssono, sintonizar na mesma frequência . . Por que não?

O testemunho de Faustino me emocionou muito porque vivi recentemente, em 1994 e 1995, a fatalidade de uma enfermidade que levou a minha esposa; passei pelo mesmo tipo de prova da família de Pérez-Manglano. Deus convidou a minha esposa a aceitar seus sofrimentos e a oferecê-los. Ela compreendeu o que o Senhor lhe pedia e entendeu o quanto os seus sofrimentos oferecidos podiam ajudar outras almas. Seus sofrimentos eram cada vez mais terríveis, que somente a morfina podia aliviar, com injeções atrás de injeções, como o ocorrido a Faustino. E lendo seu livro, eis que volto a reviver muitos momentos passados com meus filhos, ao lado do leito da mãe deles e minha esposa.

Muito obrigado por ter escrito este livro, obrigado por ter colocado Faustino em nosso caminho; pois um encontro, um único, ainda que breve, com essa alma cristã basta para nos colocar no bom caminho, para nos encorajar a oferecer todos os pequenos sofrimentos que temos e para nos confirmar a Fé, a Esperança e a Caridade. Que felicidade!"

 

"Providencialmente, chegou até mim uma estampa de Faustino. Desde então, me ofereço a ele, peço a sua ajuda. (...) Tenho 27 anos e estou num momento muito especial da minha vida. Sinto que o Senhor me chama para entregar minha vida a seu serviço e com o auxílio de um sacerdote estou entendendo". (A.R.)

"Muito obrigado pelos três livros de "Faustinito", como aqui começamos a chamá-lo. Estão me ajudando muito em meu trabalho missionário com os idosos – aos quais levo o Senhor –, com as crianças da catequese e com os paroquianos". (J.P. N.)

"Ouvi falar de Faustino num acampamento de escoteiros. O padre nos falou dele (....) Sou professora de religião e organizo um retiro de fim de semana para crianças e adolescentes e me simpatizo com Faustino. Consegui o livro Talvez Deus me fale e a leitura me despertou a vontade de conhecê-lo ainda mais". (M. J.)

"Sou religiosa do Instituto Mãe de Deus (...). Faustino deu novos impulsos à minha vida espiritual e isso já é uma graça recebida sendo que – um mês antes da renovação dos meus votos – já havia feito esse pedido. E o Senhor, admirável com seus santos, quer e pede mais de mim e assim Ele vai me dizendo e mostrando o caminho". (P. S.)

"Querido Faustino, devolveu a esperança a meu coração. Faz com que te siga pelo mesmo caminho de sofrimento e de alegria que foi o teu, o mesmo caminho que Jesus e Maria (...). Obrigada por ter escrito esse livro". (C. B.)

[Início]

LIVROS SOBRE FAUSTINO

Existe uma coleção de livros sobre Faustino escrita por José María Salaverri, cujos títulos são:

 

Estes livros são distribuídos por PPC – c/ Agastia, 80 – 28043 Madrid – España. Tel. [91] 744.45.50

[Início]


eXTReMe Tracker

Por favor, assine meu livro de visitas

Não deixe de visitar as outras seções da WEB CATÓLICA DE JAVIER.

Página realizada por Javier López (Espanha) y traducida por Salete Almeida

Subscríbase gratis a la lista de correo de Web Católico de Javier para recibir las novedades semanalmente.